Steve Ditko, um desenhista de mão cheia e talentoso roteirista, ironicamente teria um papel fundamental na criação de um dos maiores ícones das histórias que menos gostava de ilustrar e escrever. No ano de 1962, Stan Lee empreendeu na "Fase 1" de seu grande truque.
Amazing Adult Fantasy, publicações de horror e ficção científica para um público mais inteligente e adulto, como a própria anunciava com o slogan: "A revista que respeita sua inteligência". Seria esse tipo de inteligência exigida pelo leitor de quadrinhos a necessária para o sucesso?
HQ's não tinham meio termo |
Foi então que Goodman, sabendo muito bem que não tinha nada a perder, concedeu a Stan uma chance de testar sua ideia para um novo personagem, que já havia sido negado por outras publicadoras.
Stan entra em contato com Steve Ditko e o inclui no projeto com seu já parceiro de sucesso Jack Kirby, e explica sua ideia para um personagem fixo. Um adolescente que de algum modo ainda não decidido, ganharia os poderes de um inseto, também não definido.
Raríssimo conceito de Jack Kirby |
Apesar de ter desenhado as primeiras seis páginas, não foi o herói de Jack e "arte-finalizado" por Ditko que o Stan estava procurando. Stan Lee procurava aproximar o jovem leitor do conflito, e do dia-a-dia do personagem. Sem falar que ceroulas e armas de raio já não eram tão babado assim, o plano era chocar em outros níveis.
Talvez o destino, ou faro criativo, ou por causa da birra que estava passando com Kirby, Stan troca a arma de teia e o anel alienígena que transformava o garoto em um Rambo por lançadores de teia e um adolescente em uma fantasia de lycra. Até ali era revolucionário mesmo.
Então, Steve Ditko apresenta ao seu editor a capa que desenhou para Amazing Fantasy 15 com a imagem do personagem proposto. Nesse desenho, Steve só usou basicamente uma coisa como guia na produção, o nome: Spider-man.
A capa de Steve Ditko. O primeiro encontro de Stan Lee,criador, com a criatura |
Parecia simples, mas aterrador e inovador ao mesmo tempo. Stan adorou o produto final, mas achou que a arte de Ditko não era suficiente para a capa, apelou para o seu "Robin". A capa foi refeita por Jack Kirby e a publicação envolve em sua teia milhares de leitores.
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