sábado, 27 de junho de 2015

Alan Moore ataca novamente!



Por Alex Ross.
      Em 1999, o grande Alan Moore veio às portas da DC Comics com uma ideia para uma nova revista. Quando lhe foi questionado em reunião, respondeu apenas "Pensei em uma Liga da Justiça da Era Vitoriana". Com esse único argumento, fechou contrato com a diretoria.
      Moore ganhou uma janela de uma dúzia de publicações. E depois uma Graphic Novel, uma edição mais elaborada, pela DC/ Wildstorm, logo essa ideia se desenvolveu pra envolver toda mitologia de vários livros de ficção do século 19.



     Os personagens selecionados por Moore vinham de diversas obras e contos famosos ao redor do mundo, não só de Londres. Moore estabeleceu sua equipe de resposta às grandes ameaças literárias, como Fu Manchu e o Professor Moriarty. além dos aliens da Guerra dos Mundos, A Liga Extraordinária. Logo depois, se estabeleceu que houveram várais formações da Liga, com personagens como Gulliver (As Viagens de Gulliver) e Phileas Fogg (A Volta Ao Mundo Em Oitenta Dias).


Fu Manchu
     A primeira Liga Extraorndinária foi na verdade enganada pelo Professor Moriarty (de Sherlock Holmes) e usada para recuperar a última pedra de Cavorita, um metal que anulava a gravidade (do conto Os Primeiros Homens na Lua, de 1901) que estava em posse de Fu Manchu (de O Sobrenatural Dr. Fu Manchu). Depois de recuperarem a pedra e conforntarem Moriarty, os membros da Liga passaram a ser financiados por Mycroft Holmes, irmão de um certo detetive inglês, infelizmente já falecido no roteiro.


    Os contos da Liga Extraordinária tem duração de dois séculos, desde a guerra de gangues dos vilões acima, até a queda do Big Brother do Livro 1984, terminando em 2009. Mas o foco será na escalação original feita pelo seu criador, Alan Moore. 
       
   Wilhelmina Harker, a famosa esposa de Jonathan Harcker que é transformada em uma vampira pelo Conde Drácula (Drácula de Bram Stoker). No livro de Bram Stoker, Mina que fora transformada em vampira, volta ao normal quando Drácula é morto pelo professor Van Helsing. Alan Moore precisava de uma vampira, então A Sra. Harker nunca voltou realmente ao normal, passou a esconder seu novo estado do marido, de quem se separou e logo depois foi recrutada para A Liga. Nas histórias de Moore, ela é imortal.

    Dr. Jekyl/ Hyde (de O Médico e o Monstro) Pro Alan Moore e seu projeto, o animal foi recrutado pelo caçador Allan Quartermain durante o período em que cometia seus crimes na Rua Morgue. O que é feito com esse personagem é muito fiel ao conto original, a luta das duas personalidades existe, mas o Hyde sacana e brutal rouba a cena na HQ.

   O Capitão Nemo (de Vinte Mil Léguas Submarinas) retorna algum tempo depois de suas aventuras nos livros de Júlio Verne. Moore não interfere na cronologia desse personagem, que diz um inimigo do imperialismo e não se importa mais com os problemas que os homens causam na superfície. É um pirata e um cientista, viaja o mundo em seu submarino, Nautilus.









   Allan Quartermain (de As Minas do Rei Salomão, e outros títulos em que é protagonista) é agora um velho deprimido e uma sombra do caçador inglês e aventureiro que era. Recrutado por Mina harker, que agora usa seu nome de solteira, Wilhelmina Murray. Quartermain retoma as atividades e o vigor de caçador, ao passo que descobre-se que também é imortal.




  Hawley Griffin (de O Homem Invisível, de 1897). um cientista que inventa uma fórmula de invisibilidade baseada em ópio. Ele sofre de albinismo, um dos motivos que o teria levado à conceber a poção da invisibilidade. Quando descobre que o processo é irreversível, passa a usar bandagens à fim de ser visto.





Membros como Jimmy(James) Bond e Electro Girl.
     Aproveitando os dois personagens imortais que conseguiu, Alan Moore passou a usar A Vampira e Quartermain como mentores das próximas gerações da equipe. Em histórias que superavam a fantasia dos contos dos personagens que pegava emprestado, todos com base na Inglaterra, como a formação Guerra Fria.






     Sendo arcos de história fechados, só podemos torcer para que Alan Moore pense em lançar algo de novo sobre essa série, e rezar pra que ele não se sinta entediado ao escrever, por que quando isso acontece com ele... Fim de papo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário