segunda-feira, 22 de junho de 2015

Bobba Fett no quadrante

      O caçador de recompensas Mandaloriano que era só um personagem de um curta animado em 1978 e depois um bonequinho lançado como peça extra na coleção de Star Wars - O império contra-ataca, lá em 1980; Viveu muito além do poço de Sarlacc. Bobba não morreu!
    Mas quem é esse cara encostado na parede, quem é esse nanico que capturou Han Solo, que é ótimo estrategista e recurso não-oficial do império galático? Vamos descobrir...


     Logo após o lançamento de Star Wars - Uma nova esperança, que na época era só Star Wars mesmo. Os produtores de George Lucas, e o próprio, já estavam empolgadíssimos com a gigantes recepção positiva e planejavam a continuação. Com o roteiro em andamento, planejavam ter apresentada a escória da galáxia de uma maneira mais próxima do público. E dos diversos mercenários já em mente, um design feito por Joe Johnson foi unânime.

Bobba Fett - 28 de junho de 1978













 "Bobba Fett, ainda estava em desenvolvimento quando surgiu a oportunidade de testa-lo, foi num curta animado de natal. E George aprovou a ideia de imediato, logo teríamos uma ideia de como seria ( a recepção), mas ele (Bobba) já existia em Star Wars a partir dali."
- Ben Burtt, designer de som de Star Wars - O império contra-ataca


       A partir daí, Bobba fez sua primeira aparição no desenho de natal, como vilão, é lógico. E foi muito bem recebido, mesmo com o design e história não finalizadas, mas funcionou muito bem. E no final das contas, o uniforme mais suave permitiu adicionar seu arsenal no filme sem perigo de ser confundido e a pouco informação sobre ele ajudaram a manter uma aura de atração pelo personagem.
     depois disso, estava claro para os roteiristas qual dos personagens mercenários receberia mais tempo de câmera. Mas Bobba Fett ainda ia ser atingido pela maré de sorte que só fez seu ícone crescer, porque a fabricante de brinquedos da sequência de Star Wars queria alguns personagens para distribuir uma leva pré-lançamento do filme, e mais uma vez o caçador de recompensas entrou na jogada.


     Fett estrelou em O Império contra-ataca, interpretado pelo ator Jeremy Bulloch e teve quatro falas. Entre elas: "Ele não me vale nada morto!" e "Coloquem-no no compartimento de carga". Falas mínimas dentre as quais a primeira citada é a mais audível. Valendo a pena lembrar que o nome Bobba Fett não é nem falado no filme, Darth Vader se refere ao personagem em uma fala apenas como "Caçador de recompensas". De qualquer forma, isso só deixou nós, os fãs, ainda mais obcecados por aquele homem misterioso, ainda mais porque ele tinha Han Solo congelado no compartimento de carga de sua nave.

    E aí todo mundo teve uma grande decepção quando viram o grande caçador caindo para morte no Mar das dunas em Tattoine em O Retorno dos Jedi e isso logo após ouvirem seu nome revelado por Han Solo. Enquanto o caçador de recompensas era digerido durante mil anos no estômago da criatura Sarlacc, George Lucas ouvia os gritos, maldições e comentários sobre a própria mãe vindo dos admiradores do falecido. Percebeu que seria um erro jogar fora um personagem tão carismático como esse e com tanto potencial pra expandir o universo Star Wars que ele foi trazido de volta.

     Foi então estabelecido pela equipe criativa do Universo Expandido de Star Wars, resposável por todo o conteúdo extra da franquia, como games, livros e histórias em quadrinhos, que Bobba Fett escapou do poço de Sarllak, atirando e explodindo entranhas afora. Se isso será mantido por J.J Abrams em seu sétimo episódio, Star Wars - O Despertar da força, continua tão silencioso quanto o próprio Bobba.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário