sexta-feira, 19 de junho de 2015

O sucesso e a sorte de Uncharted


   Quando a Naugthy Dog, desenvolvedora  de jogos responsável por clássicos como Crash Bandicoot, percebeu que estava perdendo para os FPSs e conteúdos mais realistas da nova geração de consoles. Os co-presidentes da empresa, Evan Wells e Christophe Balestra, reuniram uma equipe de criação para alavancar as vendas de seus jogos de forma inovadora. 

Uncharted...
"Queríamos trazer uma forma clássica de ação e aventura preto e branca, como naquelas que víamos nos filmes de matinês dos anos 30; Selvas exóticas com templos perdidos, perseguições, heróis, vilões e donzelas; para uma era contemporânea, com vividez e emoção".

 - Amy Henning, Uncharted Drake`s Fortune: Behind the scenes.

"Nós queríamos fazer com que o cenário fosse uma parte viva e importante da ação, assim como queríamos adicionar a guerra no jogo de forma menos compromissada, passando credibilidade."

- Christophe Balestra, Uncharted Drake`s Fortune: Behind the scenes.


"Tudo em Uncharted tem uma forte relevância histórica, como o corsário Francis Drake, ou Lawrence da arábia. Nós exploramos os trechos mais nebulosos e ignorados da história, com um "E se?"."

"Levamos à sério os mitos e a cultura da região explorada, misturando com luta corporal, bastante tiroteio e quebra-cabeças, junto à um cenário que deve ser visto de forma vertical também. Quase tudo pode ser escalável!"

- Evan Wells, Uncharted Drake`s Fortune: Behind the scenes.  
      
               

        A segunda grande jogada da desenvolvedora, foi o uso da captura de movimento e um time de atores e dubladores que literalmente participassem da gravação de cutscenes e da movimentação de seus personagens. Inspirados parte nos esteriótipos de filmes de aventura e parte nos arquétipos de profissões, como a jornalista, Elena Fisher.




"Ele é só um cara normal, como eu e você, fazendo o melhor que pode. O que atrai as mulheres é essa sua vulnerabilidade e sorte de sair de uma situação maluca, vivo."

-Nolan North (Nathan Drake), Uncharted 3: Behind the scenes.

    " Como repórter, ela é curiosa e desimpedida e atraída por perigo e pela história, é o que atrai a química com Nate."

- Emily Rose (Elena Fisher), Uncharted 3 Behind the scenes.










"Ela traz uma reviravolta interessante para a história, não importa em que esquina esteja perdida, ela sabe onde está."

- Claudia Black (Chloe Frazer), Uncharted 2: Among Thieves BTS.







"Um verdadeiro malandro com boa aparência. Ainda sim um pai, um amigo e mentor."

- Richard McGonagle (Victor Sullivan), Uncharted 2: Among Thieves  BTS.







   Na construção de bons personagens, a Naugthy Dog se supera novamente; Seus personagens não podem ser colocados em pedestais e idolatrados. Eles têm anseios, momentos de fraqueza, duvidas, como qualquer um. E é isso o que traz identificação, Nate não é um herói, ele é um homem que toma decisões de acordo com a própria moral.
    "É muito mais que um jogo sobre exploração e descoberta. O mundo é enorme e os personagens, gigantescos em alma e vivacidade."

-Richard Lemarchand, game designer - Uncharted 2: Among Thieves BTS.




"É gratificante, e até interessante ver, depois da ação de grande envolvência que conseguimos passar, a vontade do jogador de ir até seu parceiro , seja Sully ou Elena e perguntar  se está tudo bem. Jogadores estão se envolvendo em um grau quase emocional por eles."

- Amy Henning, Uncharted 3: Behind the scenes.


 "Muitas vezes o que foi deixado ali, (Ambiente do jogo) deve ser deixado ali. Isso é algo que os jogadores vêm aprendendo junto com o Drake."
-Evan Wells, Uncharted 3 BTS.

" Ele (Drake) meio que aspira à grandeza dessas figuras históricas, e quer desvendar seus mistérios. Obviamente nunca é o único. Sempre à um adversário ainda mais ambicioso e com dúzias e mais dúzias de seus próprios mercenários."

- Tayloer Kurosaki - Diretor de cenografia, Uncahrted 3 BTS. 

  


   Uma franquia simples, com personagens clichês. É assim que pouquíssima gente enxergou, Uncharted é mais atrevido do que isso, e vale muito a pena de atravessar suas fases no Nepal, ou no deserto, ou num navio nazista na floresta amazônica (Realmente sem graça, né?). Porque na realidade, é essa a grande graça da série, a adrenalina e o mistério que você pode sentir, na trilha sonora, por exemplo.
       Nathan Drake é um homem comum, em uma situação extraordinária. Muitas vezes a sorte não o ajuda e outras, ela é tudo o que ele tem. De alguma forma mística e explicada pela imaginação, como a fantasia mítica e bem restringida presente na saga, Uncharted cativa quem joga, e quem sempre quer continuar jogando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário