sexta-feira, 19 de junho de 2015

Quem é Slade?




    Deathstroke, ou o Exterminador, ou só Slade para os íntimos. É um mercenário meta-humano e ex-soldado da marinha dos EUA, Slade Wilson é o resultado de um experimento cujo objetivo era fazer a cobaia acessar total controle de suas capacidades cerebrais. Logo, além da memória corporal e fotográfica bem desenvolvidas, o Exterminador é mais forte, mais rápido e mais resistente que um homem comum.
     O personagem foi criado por Marv Wolf e George Pérez em dezembro de 1980, como vilão secundário da revista New Teen Titans #2. A história introduzia Slade e seu filho mais velho, Grant, que acaba morrendo em batalha com os Titãs, por usar exageradamente as próprias capacidades cerebrais antes que o Exterminador pudesse explicar como controla-las. Jogando toda a culpa no jovem time recém-formado, Slade jurou vingança e a revista ganhou o vilão de peso que precisava pra chamar a atenção dos leitores.

    Wolf e Pérez são os grandes gênios e culpados por transformar Slade em alguém QUASE equiparável ao Batman, em todos os termos. Como atingiram isso?


     Antes de mais nada, essa dupla de quadrinistas estava com um mico gigante nas mão, a revista Teen Titan, que reunia os ajudantes dos grandes heróis tinha sido um fiasco e Marv e George receberam a tarefa de reformular os rostos mais jovens da DC em um grupo firme e bem consolidado, sem seguir o erro dos roteiros da revista antiga, que nem sequer davam vilões ou problemas pros moleques resolverem. Resultado, roteiros sobre picuinhas juvenis.



   Mas Marv Wolf não era um roteirista qualquer, ele foi responsável por grandes sagas dos X-men, Batman, e LJA. Ele não desapontaria sua freguesia, logo ele tomou as liberdades necessárias para criar personagens fortes e cheias de conflito. Nos introduziu Estelar, Ciborgue e Ravena como personagens novos e sólidos. Cada um com problemas muito realistas, algo que a Marvel já tinha aprendido a desenvolver e George agora trabalhava na Dc Comics.



       
  Na primeira edição da nova revista, já foi introduzida uma trama principal que só seria revelada muitas edições depois, envolvendo Ravena e seu pai. Era a grande aposta de publicidade da dupla, mas por hora precisavam criar problemas para o grupo, desafios. Daí, além de acompanhar a construção das relações dos personagens em meio à lutas terrenas e espaciais, também foi possível vê-los evoluir, como Estelar e Dick Grayson, que faz a transição de Robin para Asa Noturna na mesma revista.
    Abrindo um parêntese no foco desse post, fica aqui a recomendação de leitura que é Biblioteca Dc - Os Novos Titãs,  é uma leitura leve mas que tee transporta para o ponto exato nos Anos 80 onde surgiram as tramas mais envolvente e drama de personagens mais bem definido na Dc Comics, os Novos Titãns de Marv Wolf inicia isso pela Dc como os X-men de Chris Claremont fazem isso pela Marvel.

    Apresentações feitas. Chegou a hora de voltar ao Exterminador. Concebido para ser o vilão de uma saga em especifico, acabou se tornando um ícone, isso porque Marv Wolf foi tão longe em seus Flashbacks de desenvolvimento, e tão fundo nas motivações dele, que criou uma espécie de anti-herói que confundia as pessoas sobre sua indole até o final, com algo do tipo: "Não, não. Sinto muito mas esse é mesmo meu trabalho!" e dito isso, assassinava, explodia, espancava e complicava a vida das pessoas.


   Além do mais, a DC Comics aprendeu com o personagem do Batman a valorizar seus poucos humanos em ação, mesmo que Slade nem seja humano. A questão é que o conceito do vilão frio e calculista, com um Q de anti-herói criada nos Jovens Titãs, vingou em toda a editora. Depois de seu arco de antagonista principal, o personagem foi requisitado por roteiristas de Batman e LJA. Por ter sua origem em uma revista grupal e não em uma de titulo próprio, como Superman ou The Flash, a figura de Slade pertence à todo o universo DC.


    Slade, hoje em dia, possui seus próprios arcos de histórias com ligações com o governo. Já destruiu formações dos Titãs, já matou a própria filha, já matou membros da Liga.  O exterminador ganhou status de vilão comercial, aparecendo nos games, séries e desenhos da editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário