sábado, 18 de julho de 2015

Uma homenagem à Jean Claude


      No final dos anos 80. Um homem. Sozinho. Mudou a perspectiva do cinema quanto à filmes de artes marciais, quanto à convicção. Não era o herói oriental, nem o campeão americano da guerra, ele era o lutador convicto. E não, eu não tô falando do Rocky.

Música tema de fundo!!!

         E ele dança...


         Ele Luta...

         Ele fica muito puto da cara...

        Ele tem uma filhinha... (Filhinha!)
               

       Ele é: Jean Claude Van Damme!

  



 Enfim, quem é ele? por quê ele é importante? Primeiro você precisa entender que antes do Van Damme, os filmes de artes marciais eram dominados pela escola Bruce Lee de cinema, que já era uma revolução. Mas depois de vinte anos, não tinha muita inovação, mesmo com Jackie Chan no meio.
  Van Damme nasceu em Bruxelas, magrelo e baixinho, ele optou pelo karatê aos 11 anos. Nesse estilo, ele alcançou faixa preta em diversas sub-modalidades, e inventou o notório chute 360 graus na cabeça do oponente, além dos espacates. Ele quase acabou indo para uma trupe profissional de balé clássico, mas optou pelo cinema estrelando num filme europeu ala Chuck Norris chamado Rue Barbarie (1983). Saiu de Bruxelas com vinte anos e foi pro EUA, com apenas 500 dólares e procurou pelos grandes estúdios marciais. 

Jean Claude no set do Predador.
    Pois bem, saiba você que Jean Claude Van Damme estreou no cinema americano vestido como o próprio Predador, do filme Predador (1987). Com essa estréia em um filme do tio Arnold, Van Damme começou a ganhar respeito no meio hollywoodiano e três anos depois estrelou seu primeiro filme A Garantia da Morte (1990) que é um filme meio obscuro, mas naquele mesmo ano juntou uma equipe e trabalhou duro em seus roteiros próprios.


Bolo Yeung - Tijolo não revida!!!
     Seus maiores filmes têm dedo dele no roteiro, O Grande Leão Branco foi uma produção sua e saiu em 1990 também. Van Damme emplacaria seus filmes durante os anos 90 com seu amigo e vilão favorito de seus filmes Bolo Yeung, que estrelou ao em Bloodsport (1988) e Duplo Impacto (1991).
   Ao longo dos anos, Jean Claude se aperfeiçoou em outros estilos, como Muay Thai, Taekwondo, Full Contact e Boxe Tailandês. Com um grande senso de humor, ele gosta de rir de sí mesmo, já participou de um especial de Friends, que você pode ver clicando ali mesmo e foi modelo em um concurso de filmes amador, onde ele posou na Green Screen fazendo graça e tirando sarro do clichê de brucutu.

Jean Claude Van Damme também é Br huehuehue...

      Um cara que sabe tirar sarro da vida e que foi atrás do que gostava de fazer. Não é a toa que ele é um exemplo para todos, o cara treinou roteiros com o grande Syd Field, pai do roteiro do cinema moderno. Em seu filme Desafio Mortal (1996), ele gastava 100 dólares com cada membro da equipe de filmagem pra mante-los na locação, diziam que o filme não ia sair. Mas Jean Claude conseguiu arrancar uma boa bilheteria na época.
     Foi a fonte de  inspiração para o personagem Johnny Cage em Mortal Kombat, apesar de não ter tido tempo na agenda para fazer a captação de movimento, aprovou a cópia de seus golpes para o personagem. Foi Guille no filme do Street Fighter; Ele faz de tudo pelos fãs e para se divertir fazendo o que gosta, se por acaso você quiser mandar uma carta ou presente pra ele, vai aí o correio dele. (É sério!)


Wilshire Blyd, Suite 500 - Beverly Hills.
CA 90212 USA.

        É ou não é um sujeito gente boa, alguém de que vale a pena ser fã?

Nenhum comentário:

Postar um comentário