sexta-feira, 10 de julho de 2015

Uma reputação construída na PORRADA!


    Todo mundo sabe que a reputação do Morcegão não é pouca bosta. Além de um QI extremamente alto, Batman é e treinou os melhores lutadores do Universo DC, se você preferir pular essa parte, todo mundo sabe quem é o Batman e o que ele faz com seus adversários, simples... Ele é o Batman.

 

  Agora, seguindo o raciocínio mais firme. Ninguém nasceu sabendo. então de onde vem toda essa energia e movimentação? Quais as técnicas usadas pelo Maior Detetive do Mundo pra vencer todo e qualquer tipo de inimigo.
    É claro que não vamos descartar todos os anos que Bruce Wayne passou treinando, nas Coréias, Thaywan, Israel e por aí vai, do Savate ao krav Maga.
    O Batman mistura a estratégia e o estudo da expressão corporal, sim ele estudou as técnicas de leitura corporal, como você espera que ele antecipe certas coisas não tendo nenhum super-poder, nem todo mundo é sem graça e voa em uma capa vermelha, cara. Enfim.

  Eis que surge uma técnica de defesa pessoal, real, que pode explicar como o Batman realiza tais proezas marciais. É um estilo de luta que foi incorporado no Cavaleiro das Trevas juntamente com a Liga das Sombras do universo Nolan ao Bat-verso, e que nós fãs do morcego respeitamos e abraçamos com muito saudosismo, independente da linha temporal que você queira seguir.


Respeitando a autoridade.
             
     A técnica em questão, é aquela que chamou a atenção de muita gente nos cinemas quando viu Batman Begins ou The Dark Knight. Onde o morcego usa basicamente os antebraços em combate. Como dizia uma ex minha: "O Batman soca os outros com o cotovelo".  O que ela não sabia é que o Batman usa uma técnica obscura  e muito  eficiente, que inclusive quase todas as citações dessa técnica no Google remetem ao Batman de Nolan. Chama-se Keysi.


   O Keysi é traduzido como a técnica do "Homem Pensante", baseada num simples princípio da física em que cada ação tem uma reação e cada golpe um único contragolpe possível, já que para dar você precisa receber, essa parte já deu pra entender, né. Resumindo esse lenga-lenga, no Keysi qualquer golpe que se aplica deixa exposto um ponto de ataque, porque ninguém ataca se defendendo ao mesmo tempo, e NÃO, a melhor defesa muitas vezes não é o ataque.
   Essa arte marcial é praticamente um bebê engatinhando, surgiu nos anos 80 na Espanha e até hoje é aprimorada por especialistas, o que vale ser ressaltado é que a maioria dos praticantes dela são lutadores já experientes e com um certo grau de domínio de outros estilos marciais, ou seja, pro Batman é uma cereja por cima do bolo de formas de como ele pode quebrar a cara de alguém.

Batman VS Deathstroke by Tsotne-Senpai


     

  Vale fazer menção honrosa aos tempos em que o Batman se soltou nas HQ's e demonstrou melhor sua perícia de lutador, curiosamente foi na mesma época em que o Keysi foi inventado, os anos 80. O Japão estava em alta nos anos 80, o Wolverine já enfrentava a própria cota de ninjas em suas sagas solo no Japão, enquanto isso o Exterminador apareceu na DC e não tinha sido tecnicamente vencido em combate de uma forma justa. Eu explico porquê: Raios estelares e magia são uma puta covardia quando você não briga de igual pra igual. Aliás, se você aí de casa não sabe quem é Slade Wilson, clica aí no nome dele.

  Voltando ao Keysi e ao Morcego. Batman começou a cultivar sua reputação nos anos 70 e 80, quando a carga mais pesada voltou aos gibis. Segundo o criador do Keysi, um espanhol chamado Justo Dieguez, sua técnica é uma mistura do que ele aprendeu observando a luta nas ruas e a coreografia de uma luta no ringue. Um bom lutador de Keysi é um bom antecipador e estrategista e por conseguinte um bom observador do mundo.
        

    No estilo, seus cotovelos vão proteger seu rosto, eles ficam colados no seu rosto e diferente do Boxe, você quer que eles cubram sua visão, mas por poucos segundos porque logo após o impacto, aquele cotovelo que te protegia vai atingir o oponente ou vai se distender num Jeb ou cruzado. Dieguez ainda diz que seus alunos mais experientes, e ele mesmo, já não tem mais necessidade de colar tanto os cotovelos no rosto, porém diz que é um certo desleixo e autoconfiança até demais.
    Mas e daí? Ele é só mestre e inventor de uma arte marcial, mas até agora ele ainda não alcançou um nível... BATMAN.







        

Nenhum comentário:

Postar um comentário